Professor Ricardo Regazzini Verçosa, filho de Talita Regazzini Verçosa e Zenilton Duclerc Verçosa, nasceu em Ribeirão Preto, no dia 16 de fevereiro de 1957. Cursou o Ensino Fundamental e o Médio em escolas públicas da cidade e, em 1981, formou-se em Engenharia Elétrica pela Unicamp. Gostava de ler e era muito dedicado aos estudos, o que lhe permitiu ter sempre um bom desempenho como aluno. No mesmo ano em que se formou, casou-se com Marina Biagini Sá, com quem teve dois filhos, Daniel (1982) e Fernanda (1985).
Ainda em 1981, ingressou como professor no Cotuca, onde lecionou as disciplinas Eletroeletrônica, Máquinas Elétricas, Ensaio de Máquinas Elétricas, Medidas Elétricas, ajudando também a montar o Laboratório de Máquinas Elétricas. Foi designado para responder pela Chefia Técnica dos Laboratórios de Eletroeletrônica, Ensaios de Máquinas e Eletrônica, de 1986 a 1992. Sua paixão por futebol era enorme. Foi um fiel e fervoroso torcedor do Santos e do Comercial, time de Ribeirão Preto. Jogava bola sempre que podia e, quando seu filho cresceu, levava-o para participar das partidas, algumas realizadas nas quadras do Cotuca, no antigo Prédio Amarelo. Faleceu em 5 de outubro de 1998, aos 41 anos, vítima de câncer.
Em 2010, o Colégio emocionou sua família ao homenageá-lo dando seu nome à biblioteca. Com uma vida pautada pela fé em Deus e pelos princípios humanos, o Professor Ricardo deixou-nos o exemplo de um viver digno e dedicado, que honra todos aqueles que tiveram o privilégio de partilhar com ele a existência.